quinta-feira, 9 de abril de 2009

Conceitos de Criação e Game Design (parte 1).

Este post é basicamente uma introdução e resumo do conceito de criação do trabalho e da mecânica do game design do jogo, será dividido em duas partes, o projeto de game design e mecânica do jogo foi feito por mim, Thomas Leme e por Fernando Hofmann.

-Adaptação de Roteiro

A adaptação do conto de Lygia Fagundes Telles, "As Formigas" para o nosso jogo (um webgame em flash) foi mantido o espirito fiel do conto sobre o Realismo X sobrenatural, a história em sí teve algumas alterações... exemplo: as Primas agora são irmãs que vão morar em uma mansão velha, uma das irmãs é uma criança (para intensificar o realismo fantastico da percepção dela sobre a casa e a dona da pensão e o "terror" sombrio do cenário), em momento algum as irmãs irão encontrar "ossos de anão", tudo será subentendido por elas graças ao cenário "estranho" para elas... Basicamente a adptação do conto é sobre a percepção das jovens enquanto a um mundo estranho, novo e sombrio (na concepção delas) e o que a imaginação delas pode criar com tais elementos.


- Game Design. Parte 1. Conceitos

Varios aspectos foram pensados na hora de criar o conceito de game design do jogo, o grande foco foi manter o tal realismo fantastico no jogo vindo do conto, para isso, demos muito foco ao cenário (uma mansão velha) e como as jovens viriam ela (uma casa grande, com pouca luz e varios elementos assustadores, como ratos e aranhas). Para manter o realismo fantastico, transformamos a dona da pensão (mais conhecida entre nós como "A velha") como a principal antagonista do jogo, já que ela dentro da nossa história não quer que as jovens "perambulem" pela casa a noite, e já que as fases do jogo acontecerão de noite, o grande foco do jogo é se manter longe da velha, ou melhor dizendo, não acordar ela.. para isso o jogador não pode fazer barulho conforme faz suas "missões".

Tudo acaba sempre voltando e centrando a percepção das jovens, o maior ponto disso, é na ultima fase (O 3º dia) onde as jovens irão começar a fugir de uma sombra, no qual elas vão pensar ser a sombra do "anão" (do conto), mas como mantemos o realismo x fantástico, nada parece ser o que realmente é, tudo é deixado para o jogador entender junto a percepção "fantástica" das jovens e achar que é algo mistico e sobrenatural.

Bem resumidamente o conceito do game design e do jogo é esse, para maiores detalhes sobre todos os conceitos de game design e mecânica, podem ser encontrado no nosso gamedoc (encontrado no P.D.P.).

O proximo post (a parte 2 por Fernando Hofmann) será focada no resumo sobre a mecânica do jogo.

----------------------------------------

Thomas Semim Leme

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial